03/02/2012

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Introdução:

Diante do sofrimento, da dor, dos acidentes, da morte, costumamos nos consolar dizendo: “Esta é a vontade de Deus!” Como se Deus quisesse a morte, o sofrimento e dor... Fica muitas vezes, difícil entender a presença do sofrimento, da doença e a ausência de Deus, para solucionar estes problemas. Numa sociedade que exclui, que mata, onde a cada dia vemos milhares de pessoas mergulhadas no sofrimento, dia e noite, com fome, sem moradia, sem remédio, sem o mínimo necessário para sobreviver, muitas vezes nos perguntamos: “Onde está Deus. Será que Ele não vai dar um basta a tudo isto!” Jesus vem dizer que o modo novo de vida não é mais com sofrimento, com doença: é ter vida para poder servir! Na Comunidade não existe um maior e outro menor: somos todos servidores do Evangelho. Cabe a cada um de nós construirmos esta nova sociedade, sem sofrimento, sem dor, sem exclusão...

 I Leitura: Jó 7, 1-4.6-7 – Onde Deus se escondeu?

Conhecemos a história de Jó. Tinha tudo, perdeu tudo. As pessoas ao seu redor o fazem desanimar. Ele mesmo entra em depressão. Diante do sofrimento, parece que Deus se escondeu. A história de Jó é a história do povo: sofrimento, doença, abandono... A solução está na solidariedade com os que sofrem, com os abandonados, com os doentes. Deus não se esconde! Ele quer se tornar presente através de nós, de nossa ação, de nossa organização... Unidos venceremos o sofrimento, a dor, a exclusão dos que vivem no meio de nós e ao nosso redor.

II Leitura: 1Cor 9, 16-19.22-23 – Nosso serviço maior: Evangelizar!

Paulo continua a responder a algumas perguntas dos coríntios. Hoje vem dar orientações sobre a gratuidade da Evangelização. É uma obrigação: “Aí de mim se não Evangelizar!” Não se evangeliza para se receber salários. Estamos na Comunidade para prestar um serviço, para anunciar o projeto de Jesus. Não tem este ou aquele mais importante: todos somos servidores do anuncio do Reino..
Evangelho: Mc 1, 29-39 – Curados e servidores.

Jesus continua sua missão, curando, expulsando os demônios, pregando... A sogra de Pedro, ao ver-se curada, levanta-se para servir. Jesus não fica em casa. Sai para ir ao encontro da multidão: cura a todos, não para demonstrar poder, mas para dizer que um tempo novo chegou. Ele não quer fama, quer anunciar este tempo novo. Mas não só fazia discursos. Expulsava também os demônios, curava as pessoas – palavra e ação!

Reflexão.

1. Estamos sendo solidários para com os que sofrem?

2. Nosso serviço prestado à Comunidade é para nosso benefício ou para Evangelizar?

3. Estamos conscientes que devemos ser servidores?

 Dinâmica:

Apresentar os serviços prestados pela Pastoral da Saúde. Se não tiver, organizar. No final, dar a benção aos doentes.




Nenhum comentário: