16/02/2012

7º DOMINGO DO TC

Introdução:
As atitudes de Deus não ficam apenas nas palavras. Ele age. Liberta o seu povo, faz com que ele retorne para sua terra. Mas não se limita aos bens materiais. Perdoa suas faltas e esquece seus pecados. Perdão e misericórdia não são apenas palavras bonitas, mas ação concreta de Deus. O ponto alto do perdão e da misericórdia é a presença de Jesus, assumindo nossa humanidade e dando-nos condição de sermos livres e perdoados. Deus é o perdão gratuito, que não leva em conta nossos pecados. Quando nos reunimos para celebrar entramos em contato com este mistério redentor, que nos lava por dentro e por fora, dando-nos a condição de pessoas livres e perdoadas. A Comunidade deve ser solidária com os que não podem participar, pela sua “paralisia”, pela sua inércia, pelo seu comodismo, e fazer com que possam ser “carregados” para serem curados!

 I Leitura: Is 43, 18-19.21-22.24b-25 – Crédito fácil
Isaías insiste na necessidade de se ter esperança no coração. Sair do exílio da Babilônia e assumir uma caminhada em direção à terra reservada ao povo de Deus. Não mais escravos, mas livres. Mas Deus não restitui somente os bens materiais. Restitui também a graça de ser de novo o povo eleito. Esquece o pecado e dá de volta a filiação. É o perdão e a misericórdia em atos concretos.

II Leitura: 2Cor 1, 18-22 – Meia pedra, meio tijolo?
Paulo se defende, dizendo que não abandonou a Comunidade. Sua atitude é segura, como a atitude de Jesus: sim, sim; não, não! Nada de ambigüidades. Jesus é o “sim” de Deus para conosco e o nosso “amém” para Deus. Nele não há meio termo. Assim também devemos agir: sem ambigüidades, sem escamoteios, sem fazer nada “por baixo dos panos”...

Evangelho: Mc 2, 1-12 – Banho completo.
Jesus cura o paralítico, levado pelos outros. Na casa, longe do centro religioso. Cura primeiro a doença física, mostrando seu poder sobre as forças do mal. Mas não pára ai: cura também o interior, perdoando os pecados. Agora tem liberdade de ir e vir. Carrega sua cama, algo que antes outros deviam fazer por ele. Os poderosos não admitem isso. Mas Deus se revela em Jesus, não só curando a paralisia, mas perdoando os pecados. É o perdão e a misericórdia em atos concretos.

Reflexão.
1. Colocamos em prática o perdão e a misericórdia?
2. Estamos sendo coerentes no falar e no agir?
3. Quais as paralisias do povo que precisam ser curadas?

Dinâmica:
Encenar as diversas paralisias do povo: continua votando no corrupto; acomoda-se diante da falta d’água e esgoto; não participa de protestos públicos; não assume nada na Comunidade...

Nenhum comentário: