24/02/2012

1º DOMINGO QUARESMA

Introdução:

Quaresma é tempo de conversão, mudança interior, graça e salvação, quando nos preparamos para viver de maneira intensa, livre e amorosa o momento mais importante do ano litúrgico: a Páscoa. A Quaresma é caracterizada por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. É essa Palavra que ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus. Ela também é tempo de uma assídua e intensa oração, pessoal e comunitária. A oração está inseparavelmente ligada à conversão. Pela oração as pessoas se tornam mais abertas e disponíveis às iniciativas da ação de Deus. Outras práticas quaresmais são o jejum e a abstinência de carne. Eles expressam a relação existente entre os gestos de penitência, mudança de vida e conversão interior. A esmola, por sua vez, confere aos gestos de generosidade quaresmal uma dimensão evangélica. Coloca as pessoas e a comunidade face a face com o irmão empobrecido e marginalizado, para ajudá-lo e promovê-lo. No Brasil, a dimensão comunitária da Quaresma é assumida pela Campanha da Fraternidade (CF). Ela nos ajuda a viver a experiência da Páscoa de Jesus ao assumir, todos os anos, uma situação da realidade brasileira, que merece reflexão e mudanças.

I Leitura: Gn 9,8-15 – O Deus da Aliança.

Purificados pelas águas do dilúvio nasce uma humanidade nova. Deus quer entrar em relação com o homem e lhe oferece sua aliança. Uma aliança universal e eterna da parte de Deus, que não romperá este pacto. A iniciativa é de Deus. Depois da tempestade, o arco-íris marca o bom tempo. Deus não vai mais castigar a humanidade. Ele é fiel. E o homem?



II Leitura: 1Pd 3,18-22 - Banho salvador!

Pedro no faz recordar princípios importantes de nossa fé: Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado, ressuscitou. Lembra nossos compromissos batismais.

Evangelho: Mc 1, 12-15 – Deus e o Diabo na terra do sol...

Marcos apresenta Jesus tanto na pregação do Batista como no batismo com sinais evidentes da messianidade: é investido da força do Espírito para realizar sua obra messiânica. Portanto o fato de ligar imediatamente ao batismo o episódio da tentação indica que Mc vê como ponto fundamental da missão do Filho de Deus a luta contra satanás. Jesus, vencendo o demônio, não só anuncia o evangelho de Deus, isto é, a salvação, mas a realiza e dá início ao reino de Deus Diante dessa realidade exige-se do homem mudança de mentalidade que proceda da fé.



Reflexão.

1. Como estamos vivendo nossa aliança?

2. Estamos tendo consciência do valor do Batismo?

3. Quais as tentações, em relação à saúde, estamos tendo hoje?



Dinâmica: Entrar com os símbolos do batismo: água, óleo, vela,...




Nenhum comentário: