07/02/2012

6º DOMINGO DO TC

Introdução:

Abre-se um novo canal de comunicação para com Deus: Jesus! Diante do legalismo que empobrece e dificulta nosso relacionamento para com Deus, Jesus é o canal direto de cura e libertação. O complicado código que excluía o leproso, tornando-o um morto-vivo, é destruído por Jesus, que passa a fazer parte desta categoria, quebrando o legalismo religioso, que oprime e não liberta. Na nossa sociedade hoje, os leprosos são os que não só o sistema religioso excluí, mas  os que a situação econômica empobrece e obriga a marginalizar-se. Quantos hoje estão à margem da vida, gritando por seus direitos e não são ouvidos. Nossas Comunidades muitas vezes acolhem só os “santos, limpos e perfeitos” e se esquece de celebrar também com os que aparentemente não são dignos de participar dela. A atitude de Jesus foi diferente.

 I Leitura: Lv 13, 1-2.44-46 – Pode X Não pode...

A passagem do Livro do Levítico mostra o legalismo que impedia o leproso de participar da vida religiosa e social. Só um milagre poderia fazer com que ele pudesse voltar a viver. A lepra era um sinal de pecado. Para voltar ao convívio religioso e social o leproso devia passar pelo poder do templo, que controlava quem podia ou não podia participar da vida... Nossa sociedade hoje continua agindo da mesma maneira, excluindo aidéticos, homossexuais, pobres, favelados, drogados, desempregados...

II Leitura: 1Cor 10, 31 – 11, 1 – Agir com equilíbrio!

Paulo orienta como deve ser a atitude do cristão diante das carnes oferecidas aos ídolos. Para uns não tinha importância comer delas. Para outros era causa de escândalo. Qual atitude tomar? A do equilíbrio. Não ser causa de escândalo. Ser imitador de Jesus, que assumiu o equilíbrio em tudo o que fez. Em tudo buscar a glória de Deus e o bem dos irmãos.
Evangelho: Mc 1, 40-45 – Tornou-se um de nós!

Jesus cura o leproso. Sua atitude, contra o legalismo religioso e inserindo a pessoa novamente no convívio social, define qual é sua missão: não está do lado dos poderosos e dos que excluem; ao contrário, faz opção pelos pobres, excluídos. É preciso ter em mente, como vimos na primeira leitura como era tratado um leproso. Quem tocasse nele também se tornava impuro. Jesus toca na lepra, cura e pede que o curado vá denunciar o sistema opressor. O povo já não procurava mais o sistema estabelecido, mas a Jesus, canal direto de ligação para com um novo jeito de vida!

Reflexão.

1. Como estamos tratando os excluídos?

2. Estamos sendo causa de escândalo?

3. Estamos ajudando a desmontar o sistema opressor?

 Dinâmica:

Fazer aqui o abraço da paz, acolhendo a todos sem distinção.


Nenhum comentário: